domingo, 23 de janeiro de 2011

A historia de Jabez

Olá! Como vai?
Bom, esta é a primeira postagem deste novo blog, e já quero começar falando de algo bom para todos nós! O assunto que trataremos hoje é a história de Jabez Que se encontra em I Crônicas 4:9-10.

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.

Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”



Bom para você que estuda a Biblía sagrada, Que lê os textos e procura entender, você consegue notar que o livro de Crônicas, é um livro digamos que meio chato, por que ele vem trazendo ali um pouco das genealogia das famílias, quando se faz o ano bíblico, algumas pessoas pulam estar partes, ou simplesmente não prestam atenção! Quer um exemplo de como é o livro de Crônicas? De uma olhada:

“Os filhos de Judá: Pérez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal.

Reaías, filho de Sobal, foi pai de Jaate, e Jaate de Aümai e Laade; estas são as famílias dos zoratitas.

Estes foram os filhos de Etã: Jizreel, Ismá, e Idbás; e o nome da irmã deles era Hazelelponi;

e mais Penuel, pai de Gedor, e Ézer, pai de Husá; estes foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata, pai de Belém.

Asur, pai de Tecoa, tinha duas mulheres: Helá e Naará.”

I Crônicas 4:1-5

Mas no capitulo 4 deste livro, o autor achou por bem parar e nos contar uma história em particular, a História de Jabez relatada nos versos 9 e 10. Nada é por acaso, é claro que esta história tem algo a nos ensinar, e para entender um pouco mais disso temos que parar, e analisar verso por verso, e se possível dividir ainda os versos, veja o quanto você pode tirar da Bíblia, se realmente estiver disposto! Antes de tudo Ore pedindo a ajuda de Deus para entender, Lembre que toda a Bíblia foi escrita por homens sim, mas por intermédio D’ele.


Entenda:

Era costume colocar o nome com significados, não apenas escolher o nome mais bonito, veja o que significava Jabez, a própria bíblia nos revela isso, Verso 9 “(...) sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.” Tinha uma razão para ser dado nomes com significados, desta maneira a pessoa carregariam informações sobre si, e o nome de Jabez infelizmente não trazia coisas boas, o nome Jabez nos leva a pensar que ele era fadado a derrota, mas não foi isso o que aconteceu!
Aplicação:

Eu não sei nada sobre a sua vida, não sei o que as pessoas dizem de você, não sei o que as pessoas vêem em você, mas talvez hoje você possa estar pensando, que é um derrotado, que nada na sua vida dá certo, que sua vida é uma maldição! Olha para o exemplo de Jabez e aprenda dele. Ele tinha tudo para lamentar sua vida, ele poderia simplesmente dizer: “Eu sou um derrotado, meu nome já diz isso, nada vai dar certo na minha vida, vou ser um fracasso, vou ser isso, e aquilo!” Entenda que Jabez tinha todos os motivos do mundo para desistir! Mas não foi isso o que ele fez! Talvez hoje você tenha pensando em desistir, eu não sei o tamanho da cruz que você carrega em suas costas, eu não seu qual o peso do seu fardo hoje. Eu só sei de uma coisa, Cristo foi além por você, ele sofreu por você, ele chorou por você, e ele não quer ver você desistir, não hoje, seja forte!


Entenda

Na primeira parte do verso 10 diz assim: “Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!(...)”
Veja que Jabez, contra todas as expectativas lembrou-se que existe um Deus, e ele invocou o nome desse Deus, um Deus justo, um Deus fiel! Nós precisamos entender a oração de Jabez:
“Que me abençoes e me alargues as fronteiras” Não se conformou com o que tinha, não se conformou com a situação, e clamou a Deus para abrir os horizontes dele, para abrir o caminho, Não há caminhos que Deus desconheça, não há portas que Deus não consiga abrir, Não há limites para Deus, confie nele, e peça o que você tem a pedir!
“que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição” na segunda parte nós descobrimos, que Jabez sabia do inimigo, ele sabia que havia algo conspirando para o mal do mundo, e dos filhos de Deus, então ele pede para que a mão do Senhor seja com ele, e que o livre do mal. Ele não queria sofrer, e ele sabe que apenas Deus poderia livra-lo dos sofrimentos dessa vida! Apenas Deus pode mudar a vida dele, e hoje apenas Deus pode mudar a sua vida!
E a parte mais bela do texto diz assim “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido” a oração de Jabez foi ouvida, por que Deus não decepciona aqueles que confiam nele, Deus não abandona seus filhos, não há sequer um órfão de Deus.

Aplicação



Hoje você, assim como Jabez, pode ter todos os motivos do mundo para desistir, mas a escolha é sua apenas sua, Jabez em sua oração diz: “ Se o Senhor me abençoares”, o termo bênção, neste texto pode ser compreendido também como milagre, em outras palavras Jabez disse assim para Deus: “Senhor, eu não tenho mais jeito, se eu for tentar caminhar com meus próprios pés, vou vacilar e cai, tu conheces Senhor a minha vida, e sabe tudo sobre mim, mas Senhor, faz um milagre em mim!”
Apenas um milagre poderia fazer com que Jabez deixasse aquela perspectiva de sofrimento para trás, apenas um milagre, e um milagre aconteceu. Hoje você pode estar pensando 1001 besteiras, talvez até pensando em suicídio, eu não sei qual a sua realidade, mas eu sei de um Deus que sabe todas as coisas, eu conheço um Deus que quer hoje, fazer um milagre na sua vida, este Deus é o mesmo que diz: “Eis que estou a porta e bato” Ele quer entrar na sua vida hoje, e Ele quer transformar radicalmente a tua situação, mas Deus é Educado, ele só vai entrar se você abrir a porta, Ele não vai invadir, não vai te forçar a nada! Mas hoje Ele tem a solução para os teus problemas. Eu Creio nos planos de Deus, eu creio que Ele deixou esta passagem, em um livro como Crônicas, para que hoje, eu e você possamos aprender alguma coisa sobre a vida, sobre o que é viver. Viver não é nada, não faz sentido, Se Cristo não estiver com você! Pense nisso e que Deus lhe abençoe ricamente!



Assista ao video O trem ou seu filho?

13 comentários:

  1. Obrigada pelas palavras ... realmente me trouxe muito conforto! Que Deus seja louvado sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom que Deus continue inspirando você a falar do PODER e do AMOR DELE por nós.

    ResponderExcluir
  3. Essa história realmente traz uma lição e tanto. Alguém tem algum estudo de quem foram os pais de Jabez? Se alguem tiver algum estudo aprofundado sobre Jabez por favor me indiquem por email (spr0112@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Bela história! Uma referência para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Q BELA HISTORIA UMA LIÇAO DE VIDA. ASS .LUCIENE MARINHO

    ResponderExcluir
  6. EXISTE ALGUM LIVRO QUE DIZ QUE JABEZ ERA DEFEITUOSO, COM AFUNDAMENTO DE CRÂNIO E TINHA SEU MEMBROS ATROFIADOS. SE TEM, QUAL É O LIVRO? DESDE DE JÁ APAZ.

    ResponderExcluir
  7. Salve Salve Sr Olando

    Dá uma olhada neste site aqui http://cerriba.blogspot.com.br/2011/09/defeituoso-mais-nao-desqualificado.html

    Tem alguma coisa sobra jabez ai. Qualquer duvida estou a disposição!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado! pois consegui tirar a minha duvida sobre Jabez .

    ResponderExcluir
  9. Que ótima reflexão sobre a vida de Jabez, resumida em apenas dois versículos, realmente, nada está escrito em vão na Bíblia, Deus tem um propósito para tudo. Sigo o exemplo de Jabez, percebo o quanto sou pequena e clamo por Aquele q tudo pode.

    ResponderExcluir
  10. Estou passando por um período de muita luta em minha vida, hoje orando ao Senhor perguntando qual caminho a seguir..clamando seu nome...abri a biblia e me deparei com 1 crônicas cap 10 e não entendi , então resolvi vir pesquisar e achei esse blog falando justamente de Jabez e pude compreender. Deus é fiel,justo ,verdadeiro.. entendi perfeitamente o que ele quis dizer. Amém por esse blog que Deus continue colocando em seu coração Discernimento.Amém.

    ResponderExcluir